As 5 Forças de Porter como Ferramenta Estratégica

AS 5 FORÇAS DE PORTER - ANÁLISE COMPETITIVA

As 5 Forças de Porter constituem um framework de estratégia empresarial, utilizado para identificar as raízes causais da lucratividade de um negócio.

Em 1979 Michael Porter, professor na Universidade de Harvard, publicou um artigo entitulado “How Competitive Forces Shape Strategy” (Como as Forças Competitivas Moldam a Estratégia).

Elele propôs a existência de cinco forças básicas que juntas, moldam a estrutura do negócio e determinam sua intensidade competitiva no mercado.

Essas forças afetam o potencial de lucro da organização a longo prazo e, portanto, sua atratividade empresarial.

As cinco forças de Porter são também utilizadas para analisar o ambiente competitivo no qual a empresa está inserida operacionalmente.

Elas são definidas como:

  • Rivalidade entre concorrentes existentes
  • Ameaça de novos entrantes no mercado
  • Ameaça de produtos ou serviços substitutos
  • Poder de barganha dos fornecedores
  • Poder de barganha dos compradores
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Consultoria para Marcenarias e Indústrias Moveleiras
Logo
Registrar Nova Conta
Shopping cart