Indústria 4.0: Qual o grau de maturidade digital da sua empresa?

Avaliação da Maturidade Digital na Indústria 4.0

Vivemos um período de mudanças drásticas e velozes, tanto sociais como tecnológicas. Estamos presenciando simultaneamente o convívio das gerações X, Y e Z, seus usos, crenças e costumes. O valores mudam com telefones, redes sociais e aplicativos de relacionamento. Adaptar-se a este mundo moderno transforma-se em um desafio cotidiano.

Mas se afirmamos isto em relação ao ser humano, o mesmo é válido para suas necessidades, portanto a indústria e a tecnologia  colocam-se evidentemente no centro de tal processo de transformação, atendendo às necessidade de seus novos clientes através da “inovação”.

Acompanhar a literatura já é difícil, os novos conceitos surgem mais rápido que livros possam ser traduzidos. O processo da quarta revolução industrial não é pontual. Engenheiro mecânico por formação, este é meu ambiente, a indústria e seu poder de transformação me fascinam. Quando optei por esta carreira ainda não era tão mandatória a questão da informática em seu exercício.

Da mesma maneira entendo que hoje, muitos empresários do setor moveleiro precisam de um apoio franco e direto no sentido de desmistificar o processo transformador da quarta revolução industrial. Traduzir este conhecimento em algo democrático, que possa ser interpretado por pessoas comuns que não se capacitaram em tecnologia ou engenharia como eu.

Pontuar as revoluções industriais é uma tarefa complexa, porque temos uma linha do tempo fluida, qual o evento mais relevante do processo? Porém esta seleção de relevâncias já foi apontada por acadêmicos.

  • Para a primeira revolução industrial foi escolhido o ano de 1784 quando o inglês Edmund Cartwright criou o primeiro tear mecânico, patenteado no ano seguinte.
  • Como marco da segunda revolução industrial os estudiosos definiram representativamente o ano de 1870 quando em Cincinnati (Ohio – USA) um matadouro de gado utilizou pela primeira vez uma esteira de transporte mecanizada por correias, que seria posteriormente a base de funcionamento da linha de montagem de Henry Ford.
  • A terceira revolução industrial tem como data marcante o ano de 1969 quando Dick Morley da Belfort Associates de Massachussets (MA) apresenta o primeiro Circuito Logico Programável (CLP) da história, o Modicon 084.
  • Quanto à quarta revolução industrial aparentemente não temos um evento eleito como o legítimo representante da indústria 4.0 talvez porque ainda seja cedo para pontuá-lo. Porém certamente, o evento está próximo. Quem sabe talvez a Feira de Hannover (Alemanha) de 2011 quando o termo apareceu pela primeira vez como referência às fábricas inteligentes seja o marco eleito.

Diante desta questão dos atuais eventos e sinais que comprovam a existência de uma nova revolução industrial em curso, resolvemos elaborar um questionário capaz de ajudar pessoas que não se aprofundaram no tema, mas que precisam avaliar estrategicamente seu momento particular.

Conhecer estrategicamente o que define a indústria 4.0 bem como quais as ações que precisam ser tomadas para garantir a inserção e portanto sobrevivência da empresa dentro deste cenário competitivo torna-se fundamental. Isto permite traçar uma política voltada ao gerenciamento efetivo da tecnologia. Como dizia Steve Jobs, “é um exercício de ligar os pontos”, nem sempre trivial porque não é fácil entender o relacionamento conjunto (convergência) de tantos aspectos tecnológicos em sinais normalmente analisados de forma isolada.

Concluindo esta necessária introdução, convido você, provavelmente do setor moveleiro e que acompanha a leitura de meu blog a utilizar o questionário que desenvolvi para medir o Grau de Maturidade Digital de sua empresa dentro do contexto da Indústria 4.0

Foi ao mesmo tempo trabalhoso e prazeroso elaborar uma ferramenta simples, porém capaz de pontuar todos os aspectos de maior relevância dentro da industria 4.0 quando particularizada para o segmento moveleiro.

À seguir o link para o questionário de avaliação:

Conheça seu Nível de Maturidade Digital

Adaptado para a Indústria Moveleira 4.0

Feito isso, adote políticas consistentes para sua integração tecnológica

Sinta-se á vontade para expressar seu ponto de vista

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Register New Account
Reset Password