Análise da Cadeia de Valor
ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR - VALUE CHAIN ANALYSYS
Analisar a cadeia de valor permite que uma empresa compreenda detalhadamente o funcionamento da organização e saiba como alinhar seus processos produtivos e estratégicos. Isso significa que o negócio adquire uma visão abrangente em termos de operação e gestão.
Para Porter, o lucro é criado quando o custo geral de produção e venda do seu produto é menor do que o valor pelo qual você o vende. Ainda de acordo com o autor, as empresas podem aumentar seus lucros usando a análise da cadeia de valor de duas diferentes maneiras:
Pela Liderança de custos: Cortando custos de produção e otimizando processos a fim de aumentar a lucratividade ou pela Diferenciação competitiva: Aumentando o valor percebido da marca ao oferecer produtos e serviços exclusivos ou altamente diferenciados.
Segundo o autor: “A vantagem competitiva não pode ser compreendida olhando-se para uma empresa como um todo. Ela decorre de muitas atividades distintas que uma empresa realiza durante o projeto, produção, marketing, entrega e suporte de seu produto.”
Desenvolvendo seu modelo, Porter estabeleceu que o negócio se constitui de dois grupos operacionais distintos, O grupo das Atividades Primárias, que são as que produzem benefícios diretos para os clientes da empresa e as Atividades de Suporte, que são aquelas necessárias para sustentar a execução das atividades primárias. Ele divide a proposta da Cadeia de Valor em cinco atividades primárias e quatro atividades de suporte, as quais estabelecem um sistema operacionalmente interligado, responsável pela geração do lucro.
Atividade primária pode ser qualquer uma que impacte diretamente a entrada, saída ou distribuição de produtos ou serviços. São classificadas em:
- logística de entrada: refere-se à compra de insumos ou contratação de serviços que devem se transformar em produtos, a fim de satisfazer uma necessidade de seus clientes;
- operações: todos os procedimentos referentes à criação dos produtos, tais como a produção, montagem, embalagem e demais etapas internas;
- logística de saída: todas as atividades relacionadas à entrega dos produtos, desde o sistema de distribuição até os prazos que são praticados na política da empresa;
- marketing e vendas: engloba todas as atividades que atraem, conduzem e fidelizam os clientes. Tal etapa é fundamental para aumentar a base e fidelizar o público que já conhece a marca;
- serviços: refere-se ao suporte prestado durante e após a venda, incluindo orientações adequadas ao bom uso dos itens adquiridos e acompanhamento para que o consumidor mantenha o relacionamento com a marca.
Quanto às atividades de suporte, são classificadas em:
- infraestrutura: refere-se à gestão administrativa, legal e financeira do negócio, oferecendo suporte para todas as outras áreas que se relacionam diretamente com os clientes;
- gestão de RH: envolve atividades de recrutamento e seleção de novos colaboradores, além do processo de treinamento e desenvolvimento;
- desenvolvimento tecnológico: tal método se refere às atividades de apoio ao processo primário por meio de intervenções tecnológicas, como automação de tarefas e centralização de dados;
- aquisição/compras: envolve os procedimentos envolvidos na compra de matéria-prima, negociação com fornecedores e busca de novos insumos para o processo produtivo.
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