As Capacidades Dinâmicas
CAPACIDADES DINÂMICAS - DYNAMIC CAPABILITIES
As Capacidades Dinâmicas podem ser definidas como o conjunto de habilidades que permite a uma empresa se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente de negócios.
Essa capacidade é crucial para enfrentar desafios, inovar e manter a relevância em um mundo empresarial em constante transformação.
Você pode imaginar as Capacidades Dinâmicas como a espinha dorsal que sustenta a agilidade, adaptabilidade e a resiliência de uma empresa. Ela representa uma estrutura, contudo é flexível.
O conceito de Capacidades Dinâmicas tem parte de suas raízes com o professor da universidade de Berkeley David J. Teece, em um artigo de 1997 e posteriormente de uma maneira mais efetiva com seu livro Dynamic Capabilities de 2011.
Nesta publicação ele destacou a importância de ajustar, integrar e renovar os recursos internos de uma empresa para enfrentar mudanças externas. O conceito pode ser representado por 3 dimensões distintas, que são as capacidades fundamentais:
1) Sensing – Capacidade de detectar e moldar ameaças e oportunidades; Palavras chave: Antecipação e Desafio
2) Seizing – Capacidade de aproveitar as oportunidades detectadas ou tratar as ameaças; Palavras Chave: Interpretação e Decisão
3) Transforming – Capacidade de manter a competitividade através de uma reconfiguração empresarial. Palavras chave: Alinhamento e Aprendizado
As capacidades de detectar e moldar ameaças e oportunidades são consideradas atividades sensoriais de detecção, envolvem a identificação de oportunidade nos ambientes internos e externos, trata-se da habilidade de enxergar o pano de fundo daquilo que está em evidência.
A capacidade de aproveitar oportunidades ou tratar ameaças diz respeito a criar e combinar novos modelos de negócios a fim de explorá-los, ou seja, entender os desdobramentos e consequências de uma mudança de contexto, saber onde tudo isso vai dar e se antecipar.
Já a capacidade de manter competitividade refere-se à transformação da empresa necessária para explorar essas novas oportunidades e contextos, ou seja, o que fazer par tirar o melhor proveito de uma mudança contextual, isto significa uma mudança organizacional e não apenas uma ação em direção às oportunidades.
Análise da Cadeia de Valor
Análise SWOT além do óbvio
Tags: Administração Empresarialconsultor fábrica de móveisconsultoria para marcenariasconsultoria setor moveleiroGestão Industrialprodução fábrica de móveisprodução marcenaria