Sobrevivência Empresarial: O futuro da Marcenaria no Mundo Digital

INTERCONECTIVIDADE: O DESAFIO DA MARCENARIA DO NOVO MILÊNIO

O segmento de marcenarias vive hoje um processo gradual de transformação em sua metodologia operacional. Não falamos de uma novidade propriamente dita, isso já aconteceu com os alfaiates e com os sapateiros nas décadas de 70 e 80. Foram devorados pela produção em escala.

Embora a marcenaria não tenha produção seriada, o processo de automatização vem ganhando espaço de maneira acelerada no mobiliário customizado, este processo que teve início junto com a geração milenium (após ano 2000) avança de maneira cada vez mais contundente. Não a produção em escala, mas a gestão orientada ao projeto e a padronização e sistematização de processos.

O marceneiro do improviso bem como o marceneiro artesão vem perdendo espaço devido principalmente aos fatores preço e prazo de entrega, porque a competição tecnológica não poupa estas questões fundamentais para a visão do cliente.

Quando o Plano de Corte, os Sistemas CAD, a renderização, o ERP e os equipamentos CNC surgiram, o marceneiro não acreditou que isto seria para ele, achava que era coisa de indústria grande. Mas como já explicou certa vez Steve Jobs, os pontos se ligam no futuro e hoje a marcenaria que cresce em meio à crises econômicas, tem como base de sustentação e crescimento sua integração tecnológica.

O projeto do mobiliário encontra-se integrado à produção e montagem, o resultado como dito é a redução de custos e de prazo de entrega, a gestão começa já no projeto orçamentário e isto torna sim o negócio extremamente rentável. Este é o conceito que venho praticando em meus clientes nas doses que cada um pode suportar, porque os casos são distintos então as soluções são específicas.

O marceneiro caminha para um mesmo sistema empresarial de gestão como supermercados, farmácias, postos de gasolina e assim por diante. Precisa sair da operação e focar na gestão, não existe outro caminho para sobreviver. Não é colocando a mão na massa que ele vai crescer e sim colocando o cérebro em seu modelo de negócios. Um bom posto de gasolina não tem o proprietário na bomba de combustível, não se paga e não sobra tempo para isso…

Portanto senhor marceneiro, saia URGENTE da esquadrejadeira enquanto é tempo… Faça a GESTÃO, enxergamos melhor quando olhamos de cima. Acredito que este seja o melhor conselho possível nestes mais de 25 anos de segmento moveleiro que vivencio. Não existe mais espaço para a tentativa e erro, os passos precisam ser firmes, na direção correta e com o menor investimento possível. Os detalhes…Nós cuidamos para você!

Obrigado!

Cláudio Perin

Você pode participar deste post

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Consultoria para Indústrias Moveleiras
WhatsApp chat WhatsApp