Diagnóstico Organizacional na Indústria Moveleira

Diagnóstico Organizacional: O check up da Pessoa Jurídica, uma valiosa ferramenta para a Indústria de Móveis.

Não é puro acaso, a pessoa jurídica é uma réplica organizacional de um ser biológico, segundo uma vasta literatura sobre o assunto (autores que defendem tal corrente de pensamento). Mas este é um mero chamado de abertura do post de hoje.

Trataremos na verdade do diagnóstico organizacional, um método científico administrativo formal, cujo objetivo final é mapear o estado funcional de uma empresa ou organização dentro de seu ecossistema ou ambiente de competição, como prefiram chamar. O objetivo final do diagnóstico seria identificar o estágio desta empresa dentro do contexto e sua atual capacidade de reação, bem como as possibilidades transformadoras do negócio para um novo patamar competitivo.

Fugindo de repetir o momento econômico em que vivemos, desejo suplantar este cenário e indo além,  falar dos cuidados com a saúde de uma empresa, de como na prática funciona esta ideia de sobrevivência e perpetuação do negócio através de um modelo investigativo embasado cientificamente.

Traçando um paralelo de analogia com o corpo humano, temos o sistema respiratório, o sistema vascular, o digestivo, neurológico e tantos outros, sempre modelados pela ciência com o objetivo claro de entender e interferir no funcionamento do mesmo, de forma a corrigir ou aperfeiçoar seu funcionamento.

Pois bem, derivando agora para a pessoa jurídica, mais especificamente na indústria moveleira, vamos ao nosso paralelo. Enxergamos um sistema de produção, um sistema de comercialização, um sistema de informação, um sistema financeiro, de comunicação, gestão de pessoas, desenvolvimento de produtos e tantos outros sistemas, vinculados a departamentos e teoricamente apontando para um norte definido pelas diretrizes do negócio.

Abrindo um parentese, existe realmente o lado bom do se tornar “mais velho”, a capacidade e a paciência (sim, tempos mais tempo porque enxergamos o essencial) em analisar os fatos como eles são, enxergar um mundo que não se revela aos mais afoitos e cheios de compromissos emergenciais, vivendo no limite de sua (des) organização, capazes de resolver tudo instantaneamente. Decididamente não, precisamos de tempo para agir cirurgicamente.

Vamos supor que você consiga então ver todos esses sistemas rodando, tanto de maneira isolada como de maneira interconectada dentro da empresa e até do ambiente de competição, mas e daí? O que você vai fazer com este tipo de leitura do ambiente? Pois bem, saiba que chegou muito perto de algo extremamente importante, que responde pelo nome de DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL, só falta seguir os procedimentos.

Pois vamos à uma definição clássica do que seria um diagnóstico organizacional: O Diagnóstico Organizacional é o instrumento inicial de um processo de consultoria  cujo objetivo é proporcionar à empresa as condições necessárias para o seu desenvolvimento e aprimoramento, de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatórios de eficiência e eficácia. Portanto, o Diagnóstico Organizacional nada mais é que um instrumento de coleta de informações da empresa, é um exame estrutural de sua saúde sobre o ponto de vista de diferentes indicadores, numéricos ou não.

O diagnóstico tem papel fundamental no desenvolvimento de uma organização, sendo importante destacar que ele atua diretamente como apoio das decisões e processos. Sua principal função é identificar e levantar informações acerca de um determinado foco, e como uma ferramenta prática de coleta de informações pode ser utilizado para diversos públicos/setores que a organização deseja estudar.

O referido método permite aos gestores conhecerem a realidade de sua empresa antes de tomarem decisões estratégicas ou realizarem mudanças. Alguns benefícios importantes do diagnóstico organizacional são:

  • Identificar os pontos fortes e fracos do desempenho organizacional.
  • Identificar os pontos críticos de mudança.
  • Ampliar a visão dos processos da empresa.
  • Conhecer a estrutura e a cultura organizacional.
  • Desenvolver planos de ações e prioridades.

O diagnóstico norteia os diversos setores da organização se corretamente interpretado, sendo utilizado como estratégia na elaboração de metas e objetivos. Interpretado no sentido da sugestão de ações que venham a solucionar ou complementar questões identificadas no diagnóstico.

Então chegamos ao ponto máximo de um raciocínio precioso. Pois bem, você chegou aos 40 anos esbanjando vitalidade. Mesmo assim, com o objetivo de resguardar sua saúde futura e totalmente convicto de que nenhuma enfermidade possa abatê-lo no momento, decide submeter-se a um check up preventivo, ótimo. Mas não o faz com sua empresa? Por que, se concordamos com a teoria da analogia biológica no princípio deste post?

Muitas doenças podem ser melhor combatidas no começo se adequadamente diagnosticadas. talvez este post sirva de explicação dos motivos pelos quais atualmente algumas empresas passam maiores ou menores dificuldades. Quem sabe um sistema financeiro saudável em 2013 pudesse fazer toda a diferença agora em 2015. Mas houve o diagnóstico lá atrás?

Enfim, li uma reportagem recente (09/06) em que a fábrica da Honda de Sumaré SP faz horas extras neste momento para entregar um de seus produtos, enquanto muitas concorrentes demitem. Mas afinal, o mercado automobilístico não está em crise?

Parece-nos que alguém fez um diagnóstico preciso sobre este tema. Com isso lançou o produto certo, para o público certo e tudo isto na hora certa. O produto não é barato, ele tem nome, HR-V. Enfim, aos que discordam, deixo meu profundo respeito. Só não podemos continuar terceirizando nossas falhas. Assumir as responsabilidades é um grande começo, o resto se resume em trabalho e dedicação.

Finalizando, assim como a Honda, existem algumas indústrias moveleiras atingindo resultando muito satisfatórios neste exato momento. Vamos então pensar e agir proativamente!

Você pode participar deste post

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

 
Consultoria para Indústrias Moveleiras
WhatsApp chat WhatsApp