Produtos e equipes como diferenciais estratégicos da indústria moveleira

Produtos e equipes como diferenciais estratégicos da indústria moveleira, recomendo esta leitura aos empresários do setor

Combo Bedroom, uma tendência que nasce! Produtos e equipes como diferenciais estratégicos da indústria moveleira.

No livro Dilema do Inovador, Clayton M. Christensen (Harvard) apresenta um estudo de caso clássico e recente. Trata-se da BlackBerry, que se apaixonou pelo próprio produto pois tinha o que o cliente amava em 2008 (50% do mercado de smartphones nos USA) esquecendo-se de observar o que eles iriam amar futuramente ( hoje em 2013 tem 1% do mesmo mercado).

O erro da empresa foi deixar de observar os sinais de mudança que o mercado emitia, ficando presa aos seus antigos hábitos, acreditando trilhar o caminho da liderança, que necessariamente trataria de diferenciais estratégicos. O vento do sucesso vive em constante mudança de direção, gerenciar estrategicamente é saber reposicionar suas velas antes que seus concorrentes e assim partir na frente. Isto só se torna possível com uma equipe treinada e bem conduzida.

Definitivamente, 2013 está chegando ao fim e foi um ano repleto de sinais para a indústria moveleira. O cliente procura por diferenciais que a fabricação seriada jamais aceitaria discutir cinco anos atrás. Existem máquinas e processos orientados à produção em escala, não dá para sair mudando tudo. Além disso, fazer o diferente exige criatividade e na maioria das vezes mais mão de obra, pois detalhes normalmente exigem operações manuais.

Outro ponto destes sinais é a questão de saber entender e aproveitar os diferentes nichos que o mercado moveleiro oferece. Está na hora do empresário somar seus talentos, gerentes comerciais e gerentes industriais precisam estar mais unidos do que nunca, conversando e criando um alinhamento estratégico na mesma direção. É preciso diminuir a vaidade e investir corretamente, pois errar investimentos no atual cenário pode significar um alto preço a se pagar, talvez até maior do que o de nada investir.

Mais do que nunca está provado que a equipe ideal do chão de fábrica precisa de um perfil heterogêneo.  Deve ser constituída em sua grande maioria de pessoas cheias de gás, porém precisa de alguns profissionais com um alto nível de experiência, serenidade e seletividade, os oráculos treinadores, verdadeiros referencias profissionais.

Não podemos nos esquecer de colocar nesta equipe ao menos um profissional chamado de “sem noção”, para desafiar os padrões vigentes, criar um ponto de ruptura e assim quem sabe indicar um novo modelo de trabalho a ser implementado. O cliente nos desafia como nunca antes, estude e implemente seus diferenciais estratégicos, é chegada a hora da batalha! Boa semana!!!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Consultoria para Marcenarias e Indústrias Moveleiras
Logo
Registrar Nova Conta
Shopping cart