Balanced Scorecard BSC – Metodologia
Balanced Scorecard - Metodologia
O Balanced Scorecard é uma metodologia de administração estratégica baseada em quatro perspectivas de gestão empresarial, as quais encontram-se alinhadas segundo a visão do negócio. Elas se classificam em perspectiva financeira, perspectiva dos clientes, perspectiva dos processos internos e perspectiva do crescimento e aprendizagem.
Portanto, quatro olhares distintos e alinhados quanto à gestão do negócio. Observando tais perspectivas de maneira independente, a metodologia do BSC estabelece que cada uma delas deve possuir seus próprios objetivos cujos sucessos precisam ser monitorados através de indicadores, aos quais devemos associar Metas (Assista o vídeo das Metas Smart).
Essas metas por sua vez funcionam como referenciais da distância que nos encontramos de nossos objetivos. Logo, para medir a distância que estamos da meta, utilizamos nossos Indicadores, os famosos KPIs.
Porém não é a fotografia que nos interessa e sim o filme, logo, precisamos estabelecer Ações que nos aproximem sucessivamente da meta. Quanto mais eficazes nossas ações, melhores os valores exibidos em nossos KPIs, que se movem representando o filme de nossa performance.
Assista nosso vídeo sobre o Plano de Ação, o 5W2H, ele vai te ajudar a estabelecer um Plano tático para alcançar seus objetivos. Caso sinta dificuldade em gerir seu Plano de Ação, não esqueça de usar a matriz GUT para organizar suas prioridades.
Então vamos à metodologia: Primeiramente devemos estabelecer quatro blocos distintos para as perspectivas, onde cada um dos blocos, (que representa uma perspectiva diferente), precisa identificar seus Objetivos, Indicadores, Metas e Ações relacionadas.
Neste momento você começa a entender porque algumas empresas prosperam com mais vigor que outras. Isso acontece porque elas adotaram seu planejamento estratégico baseado em uma ferramenta muito poderosa, capaz de alinhar as ações da empresa de uma maneira metodologicamente estruturada, mantendo o foco rumo aos objetivos estabelecidos. É por causa dessa efetividade que o Balanced Scorecard é tão valioso.
Aqui fica uma dica importante, de acordo com experiências empresariais e cases de sucesso estudados, o ideal é estabelecer entre 2 a 4 objetivos para cada perspectiva do BSC, isso vai te ajudar a concentrar seu foco e não se perder na metodologia tentando abraçar o mundo. Não vá planejar uma caminhada maior que suas pernas suportam, a musculatura empresarial também se adquire com o exercício!
O Balanced Scorecard não é uma ferramenta de resultados à curto prazo. Apoiado no planejamento estratégico, ele parte da premissa de objetivos corporativos ao menos à médio prazo, ou seja, pense em resultados estruturados que serão atingidos dentro de 12 a 24 meses.
Uma outra questão que merece destaque é o fato de que o BSC é uma ferramenta que alinha ações, e portanto também o comportamento dos colaboradores. Isso gera uma nova dinâmica nas relações de trabalho. Obvio que ele pode ser implementado em pequenas empresas com poucos funcionários, mas seu poder será mais sentido em negócios que apresentem relações internas mais complexas, onde é mais difícil alinhar comportamentos.
Chegamos aqui em um momento decisivo pois estamos prontos para trabalhar um exemplo de Balanced Scorecard para você, desenvolvendo Objetivos, Indicadores, Metas e Ações.
Mas que pena, também chegamos ao final deste vídeo!
É claro que continuaremos no próximo capitulo deste tema, onde eu espero você.
Aproveite este momento valioso para praticar a sua generosidade. Deixe seu poderoso like neste vídeo e ajude ele a transformar outros empresários que precisam deste conteúdo assim como você precisou!
É um prazer trabalhar procurando maneiras didáticas e efetivas de te ajudar, simplificando temas tão importantes. Sou eu Claudio Perin, o seu consultor empresarial. Muito obrigado e até lá!…
Tags: Administração Empresarialconsultor fábrica de móveisconsultoria para marcenariasconsultoria setor moveleiroGestão Industrialprodução fábrica de móveisprodução marcenaria