Industria 4.0 – Questionário para Avaliação de Maturidade Digital
AVALIAR MATURIDADE DIGITAL DA EMPRESA
Maturidade Digital para Indústria 4.0
Este questionário tem como objetivo avaliar percentualmente o nível de maturidade digital e tecnológica de uma indústria para o contexto 4.0 onde algumas abordagens foram adaptadas especificamente para o setor moveleiro.
Quer acessar o restante do conteúdo e saber seu nível de Maturidade Digital? Basta curtir esta página usando sua rede social preferida.
O resultado de sua avaliação também será encaminhada por e-mail após o envio do questionário.
CONSIDERAÇÕES FINAIS RELEVANTES
O termo indústria 4.0 portanto é uma expressão que se refere a um conjunto de características tecnológicas que, quando integradas em um ecossistema organizacional, oferecem a digitalização do negócio. Torna-se clara agora a questão da “convergência digital”. Existem portanto diversas afirmativas que na prática estão corretas:
- Ser indústria 4.0 é ter equipamentos conectados em rede? Aparentemente SIM
- Ser indústria 4.0 é a capacidade de acessar os dados do negócio na nuvem? Aparentemente SIM
- Ser indústria 4.0 é ter um ERP com funcionalidades multi-plataforma? Aparentemente SIM
- Ser indústria 4.0 é utilizar Softwares de Modelamento 3D? Aparentemente SIM
- Ser indústria 4.0 é um parque fabril com máquinas conectadas (IoT)? Aparentemente SIM
- Ser indústria 4.o é ter robôs na linha de produção? Aparentemente SIM
Poderia citar ainda todos os outros tópicos do questionário, mas vamos ao que define de fato a Indústria 4.0: “Capacidade de estabelecer a integração entre diversos elementos tecnológicos presentes, os quais são os responsáveis pela convergência digital do negócio”. Caso eles não conversem entre si, você tem tudo mas na verdade não tem NADA.
Então, a identificação da presença dos elementos APARENTEMENTE significa ser indústria 4.0, o que seremos somente após a criação do ecossistema, da integração digital entre tais elementos de maneira que a convergência digital, o ecossistema tecnológico seja estabelecido de fato, permitindo o tráfego de informações e ações de maneira automatizada por todo o negócio.
Agora o empresário começa entender que ninguém está puxando a sardinha para sua brasa quando oferece uma solução 4.0 porque faltou explicar que são parte de um contexto maior e que apenas investir na aquisição não resolve. O verdadeiro significado de Indústria 4.0 é a INTEGRAÇÃO DIGITAL do negócio, que exige estratégia, capacitação e treinamento. Torna-se muito difícil atingir este contexto sem ajuda externa especializada. Neste momento também puxo a sardinha para minha brasa…Até aqui, demos apenas o primeiro passo do modelo esquemático (imagem do artigo) sugerido para trilhar este caminho.
Conheça no link à seguir as Propostas da FIESP para os desafios da Industria 4.0