PASSO À PASSO DO MAPA VSM
Neste último capítulo sobre o mapeamento do fluxo de valor (VSM), apresentamos o passo a passo utilizado na elaboração do VSM do estado presente. Dentro dos 7 passos propostos pela ferramenta, concentramos nossa atenção no passo 2, que que é construção efetiva do mapa de estado presente, baseado no escopo anteriormente definido no passo 1. Para a melhor compreensão deste passo, atribuímos à ele 4 atividades didaticamente fragmentadas: .
Atividade 1: É a elaboração de um resumo do escopo a ser mapeado, o qual já foi previamente selecionado e avaliado em profundidade no passo 1.
Atividade 2: Definida pela coleta de dados do fluxo de valor do escopo selecionado. Este é um momento vital onde os processos são identificados de maneira explícita e as informações necessárias para a mensuração do fluxo de valor são organizadas de acordo com as necessidades esquemáticas da ferramenta.
Atividade 3: Momento em que representamos o tipo de Fluxo entre os Processos, fato que define como a movimentação entre operações acontece, de maneira puxada (kanban) ou de maneira empurrada (planejamento MRP II).
Atividade 4: Obtenção da Linha do Tempo, momento em que classificamos os tempos em duas categorias distintas, os que representam geração de valor e os que representam desperdícios, possibilitando assim a obtenção do IVA, que é o índice de valor agregado da operação em escopo.
Finalizadas as 4 atividades, chegamos à rePresentação gráfica do VSM de Estado Presente (VSM as Is) e podemos agora iniciar o passo 3 da metodologia do mapeamento do fluxo de valor, que trata de identificar oportunidades de melhoria via redução dos desperdícios do processo atual!
Tags: consultoria para marcenariasconsultoria setor moveleirolean 6 sigmaLean Manufacturingpcp para marcenariasprodução fábrica de móveisprodução marcenariaprogramação da produção