6 Benefícios da Indústria 4.0 vitais para seu negócio

A INDÚSTRIA 4.0 E 6 BENEFÍCIOS PRÁTICOS

O conceito de produção inteligente não é algo novo dentro do ambiente fabril. De fato, desde Henry Ford (na segunda revolução industrial), a linha de produção não teve um dia sequer sem que alguém estivesse com olhares dedicados ao que poderia ser melhorado ou aperfeiçoado. Obviamente que dentro de um contexto tecnológico, atualmente na verdade digital, a melhoria passou a ter um caráter menos expressivo quando abordamos processos sob o âmbito da INOVAÇÃO.

Inovar significa romper paradigmas vigentes, significa muitas vezes desconstruir para que exista espaço na construção do NOVO. O perigo é você não ser capaz de pensar de maneira diferente, isto bloqueia sua capacidade de INOVAR.

A indústria 4.0 tem esse poder, mudar as regras do jogo através de uma nova visão sobre o mesmo negócio em si

Se o objetivo de uma indústria é a transformação de insumos em novos produtos, entendo que não interessa como isso ocorra, desde que isso de fato ocorra, preferencialmente reduzindo custos e aumentando a qualidade. Tal propósito encontra-se incrivelmente relacionado ao TEMPO. De maneira evidente chegamos ao cerne dos objetivos da Industria 4.0 com relação aos processos tanto internos quanto externos do negócio.

Se quiser entender o que mudou na regra do jogo, o empresário precisa olhar para seu cliente e se perguntar, o que ele realmente procura? Isto é óbvio:

  • Baixo Custo
  • Qualidade Perfeita
  • Pronta Entrega

Porém com uma nova e cada vez mais significativa variável… Personalização ou Configuração Exclusiva. O cliente da era digital busca ser surpreendido. Não vou entrar em méritos de estudos psico-sociais sobre a compra (Veja o SEGUROL) para não tornar o assunto complexo, mas isto passou a ser tanto ou até mais importante que os demais 3 pilares da competição mercadológica.

×

Gatilhos MENTAIS que alimentam o desejo da compra (SEGUROL)

  • Segurança – No produto ou aquisição, confiança
  • Escassez – Raridade do produto, exclusividade, sensação de seleto
  • Gentileza – Reciprocidade, parceria, compra por comprometimento, porém sem constranger
  • Urgência – Solução imediata, o mais rápido e eficaz
  • Razão – Melhor negócio, prova de sua inteligência e bom senso, satisfação mental
  • Ostentação – Prova social, aceitação, exibicionismo
  • Liderança – Curiosidade, novidade, tendência, teaser, acesso ao desconhecido, vanguarda

SEGUROL

Anterior às propostas da Indústria 4.0, custos e qualidade pareciam correr em direções contrárias. Quando adicionada então a questão da customização, pensar de uma maneira não inovadora seria como dar as costas para este fato e ao seu potencial ganho de competitividade. A palavra IMPOSSÍVEL tem o poder de te paralisar.

Pois bem, a Indústria 4.0 foi pensada exatamente para isto. Foi concebida para mudar as regras do jogo, fornecendo 6 benefícios em categorias bastante específicas:

  1. EFICIÊNCIA – Operando com menos pessoas e mais automação, pode-se tomar decisões mais rapidamente e manter a eficiência alta. A automação por sua vez tende a manter a qualidade alta,  aumentando ainda mais a eficiência.
  2. AGILIDADE – Focada na flexibilidade, produzindo pequenos lotes e até mesmo na fabricação unitária, a Industria 4.0 traz a palavra agilidade para um novo patamar. Quando os produtos carregam de maneira explícita suas próprias especificações (em RFID por exemplo), isto acelera a tomada de decisão em todos os processos de produção.
  3. INOVAÇÃO – As linhas de produção na Indústria 4.0 são planejadas para acomodar alta diversidade e baixos volumes de itens, isto reduz a resistência dos colaboradores para a introdução de novos produtos e experimentos em design.
  4. EXPERIÊNCIA DO CLIENTE – A capacidade de resposta e a disponibilidade de informações detalhadas (Big Data) na indústria 4.0 significam que os fabricantes podem oferecer aos clientes um serviço melhor. Em alguns casos, visualizações de autoatendimento na operação podem ser possíveis.
  5. CUSTOS – Embora a Indústria 4.0 exija investimentos iniciais, uma vez que a inteligência esteja finalmente embarcada em produtos e processos, os custos irão despencar abruptamente. Menos problemas de qualidade levam a menos desperdício de material, menos pessoal e menor custo operacional.
  6. RECEITAS – Com melhor qualidade, custos mais baixos, maior mix e a capacidade de atender bem os clientes, a Indústria 4.0 coloca os fabricantes em um caminho de fornecedor preferencial para os clientes atuais, tudo isto com margens mais altas de comercialização e aumento da reputação.

De uma maneira bastante sucinta, fabricantes que adotarem a abordagem de produção inteligente descentralizada da Industria 4.0 serão os que poderão competir de forma lucrativa nos mercados globais mais exigentes. Os outros estarão fadados a serem os seguidores, disputando o restante do mercado “por enquanto” não dominado pela Indústria 4.0.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Register New Account
Reset Password
WhatsApp chat WhatsApp